segunda-feira

“Parede – a Terra e a sua Gente” de José Pires de Lima




Há livros que são maiores do que as bibliotecas onde estão guardados e histórias que transcendem largamente a História que contam. É isso que se passa com o livro “Parede – a Terra e a sua Gente”, da autoria de José Pires de Lima, que foi apresentado publicamente na passada Sexta-feira na Sociedade Musical União Paredense.

A obra, assente num trabalho monumental de investigação e de recolha de contactos, documentos e depoimentos relativos a mais de um século de vida daquela importante localidade Cascalense, traduz de forma sentida não só a História da Parede, como também todos os pormenores, os detalhes e as minúcias de centenas de Paredenses que até agora eram anónimos, mas que foram os principais responsáveis pela excelência que ali se vive e se sente.

Na sessão de apresentação, numa SMUP que foi demasiado pequena para acolher a imensa multidão de Paredenses que acorreram em massa para assistir a este lançamento histórico, o autor referiu reiteradamente que a Parede é um local especial… e é mesmo! Só assim se compreendendo o carácter vincado de uma identidade que encheu cada recanto daquela sala, num exercício de cidadania activa que é dificilmente replicável em qualquer outra povoação de Cascais ou mesmo de Portugal.

E José Pires de Lima, numa catarse de memória que limpou velhas gavetas e caixas de recordações há muito perdidas nas arrecadações daquelas gentes, criou eternidade na Parede, ressuscitando vidas e carregando-as para planos de memória que vão perdurar ao longo dos próximos séculos. Na plateia, para além de muitos daqueles que são parte desta história, estavam também os filhos e netos dos que a fizeram e que, desta maneira, passarão a conhecer, a perceber e a valorizar as dores e os sucessos que seus alcançaram para fazer da Parede aquilo que eles actualmente conhecem. A Parede também é agora deles!

Não tem preço o trabalho que José Pires de Lima agora traz a público. É impossível antever, de forma pragmática, as repercussões geracionais que o empenho que colocou na preparação desta obra terão no futuro da memória, da identidade e da cidadania Cascalense!




Os dois volumes da obra “Parede – a Terra e a sua Gente” vão estar à venda na sede da SMUP na Parede. 
www.smup.pt