quinta-feira

Loanda - Escravas, Donas e Senhoras de Isabel Valadão





A vida é feita de memórias e de recordações. Situadas para além da matéria e independentes dela, as memórias que carregamos transportam consigo a magia associada ao acto de reviver momentos, situações, pessoas e locais que muitas vezes não existem já. Os mágicos, neste Mundo tão linear, são aqueles que possuem a capacidade de gerir emoções, fomentando memórias e subvertendo a realidade.

Isabel Valadão, autora do romance histórico “Loanda – Escravas, Donas e Senhoras” (Editora Bertrand 2012) é mágica. Condiciona o tempo e tem o dom de nos fazer recuar à Cidade de Luanda, em Angola, em pleno Século XVII. Um espaço pleno de sons, aromas e cores, no qual escravos, degredados e senhores partilham destinos, como se não houvesse tempo e como se o tempo não nos conseguisse tocar.

A arte de contar uma estória e, sobretudo, a capacidade de o cruzar com a História, requer um talento difícil de encontrar. Isabel Valadão faz isso sem esforço, de uma forma que raia a magia, carregando-nos o tempo e obrigando-nos a partilhar memórias que sentimos verdadeiramente mesmo sem lá termos estado.