terça-feira

As Ruínas de Cascais - A Villa Romana de Miroiços






É absolutamente incrível o que está a acontecer em Cascais!

Apesar da sua importância em termos estratégicos não só para a memória municipal como também para o fomento das actividades económicas, uma vez que são estes os monumentos que suportam a vocação turística de Cascais e dão forma à sua oferta diferenciadora, é transversal o desleixo, a incúria e o abandono em que se encontram as mais importantes peças do património Cascalense.

Depois da Villa Romana de Freiria, da Villa Romana do Alto do Cidreira, das Grutas Eneolíticas da Alapraia, dos Casais Velhos, do Espigão das Ruivas e de muitos dos mais importantes monumentos da arquitectura civil de Cascais e dos Estoris, deparámos com um cenário lamentável e verdadeiramente devastador na Villa Romana de Miroiços, situada a Sul de Manique no Vale de Caparide.

Conhecida desde 1895, quando Leite de Vasconcellos a descreveu pela primeira vez, a estação arqueológica de Miroiços foi alvo de várias campanhas de escavação arqueológica e foi profusamente estudada. Classificada como IIP - Imóvel de Interesse Público, através do Decreto n.º 5/2002, DR, 1.ª série-B, n.º 42 de 19 Fevereiro 2002, está hoje praticamente perdida no meio de toneladas de entulhos diversos e lixo industrial, tendo sido completamente envolvida pelos bairros clandestinos entretanto legalizados.

Desconhecida da generalidade dos Cascalenses, e principalmente dos professores e alunos do Concelho, que assim se vêem impedidos de usufruir plenamente da sua Identidade Municipal, a Villa Romana de Miroiços é composta por um conjunto Termal, constituído por um tanque que terá servido de "natatio", um segmento de canalização e três salas de arcarias das "suspensurae do hipocaustum", que complementam uma exploração agrícola de inquestionável importância.

Para além da classificação oficial atrás referida, a Villa Romana de Miroiços faz parte do Levantamento Exaustivo do Património Cascalense, editado no ano 2000 pela Fundação Cascais, no qual se integra uma proposta de recuperação, enquadramento e aproveitamento daquela importante estrutura para a requalificação de toda a área envolvente e para o aproveitamento do Vale da Ribeira de Caparide.

O estado de abando em que se encontra é absolutamente inadmissível, pondo em causa a Identidade e a Memória de Cascais e dos Cascalenses.




LINK Para o Site dos Monumentos Nacionais com a Ficha da Villa Romana de Miroiços: MONUMENTOS