segunda-feira

Capotira - Romance de Roberto C.P. Júnior





As marcas perenes do destino são as principais linhas que dão forma ao mais recente romance da autoria de Roberto C.P. Júnior.

Intitulado “Capotira” o novo livro que agora é apresentado, situa-se no alvorecer do Século XIX e traduz de forma exímia a relação entre a fidalguia Portuguesa chegada ao Brasil num momento difícil da História da nação, e os índios Brasileiros. A troca de culturas, assente em saberes ancestrais que o próprio destino se encarrega de fomentar, dá origem a uma sociedade diferente, única e irrepetível, na qual o mundo das evidências e das reflexões assume papel principal.

Como diz Caroline Derschner, que prefaciou esta obra, “na época que precedeu a sucessiva predominância do homem dito civilizado sobre a nação indígena brasileira, aqui ricamente detalhada, as raízes de alguns dos nossos costumes e crenças mais remotos vêm à tona e, pelo olhar acurado do escritor e pesquisador Roberto C.P. Júnior, nos deixam uma pergunta no ar: quais fenómenos são capazes de reger a vida dos homens, orquestrando as trilhas pelas quais todos caminhamos, não importando de maneira nenhuma a época, etnia raça ou grupo social em que nos encontramos?”…

O autor, Roberto C.P. Júnior é investigador e escritor com uma vasta obra publicada. É também académico da ALA – Academia de Letras e Artes.

Uma obra a não perder!