sexta-feira

O Peso de uma Missa: Pormenores de Fé na Renovada Paróquia de Cascais





Numa época em que a degradação de princípios e valores se tornou num hábito, e em que o ter se impõe ao ser, são raros mas fundamentais os pequenos gestos, os projectos mais singelos e as ideias que incentivam a comunidade a sentir e a conhecer os mais arreigados princípios que a compõem.

E é isto mesmo que tem vindo a acontecer na Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, em Cascais, desde a chegada do novo Prior. Desde que o Padre Nuno Coelho assumiu os destinos da Paróquia Cascalense, muitas têm sido as inovações e os projectos desenvolvidos, denotando uma pouco usual dedicação e um empenhamento único em prol da comunidade e das diversas instituições que trabalham na Vila.

Os resultados, já bem evidentes no quotidiano da Paróquia, passam por uma redobrada dinâmica comunitária em torno da Igreja e pelo aumento exponencial do número de fiéis que assistem à Missa e que dessa forma usufruem de um alimento espiritual que os fortalece no seu dia-a-dia.

Mas, mais importante ainda, tem sido a forma como o Padre Nuno tem conseguido chegar aos mais novos. Como não acontecia há já muitos anos, crianças e jovens acorrem à Igreja, encontrando ali a atenção, o carinho e o suporte existencial que lhes confere segurança nas decisões que os encaminharão no devir da vida.

Depois de um mês de Maio pleno de Baptismos e de Primeiras Comunhões, a Paróquia tomou a iniciativa de distribuir junto das crianças o livro "O Peso de uma Missa", da autoria de Josephine Nobisso e Katalín Szegedi.

Podiam tê-lo feito de forma simples, entregando a cada criança um exemplar do conto, o que já de si teria sido obra de extraordinário mérito; podiam tê-los enviado às catequistas que os entregariam posteriormente aos seus alunos, e isso seria motivo de aplauso…

Mas nada disso aconteceu. Foi o próprio Padre Nuno Coelho que, com dedicação extrema, assinou e dedicou cada exemplar, e se dirigiu à comunidade educativa para os entregar pessoalmente a cada criança.

Parece coisa simples e pouco significante. Mas não é. Ao proceder dessa forma, o Padre Nuno Coelho garantiu que para cada criança a Primeira Comunhão ficará para sempre associada a uma emoção e a uma memória. Garante ainda que recordarão até ao final dos seus dias a imagem do Pároco Cascalense, humilde no seu contacto com os Paroquianos. Assegura, o que é mais importante ainda, que o significado mais profundo daquele Sacramento perdurará para sempre no plano mais íntimo das almas deles…

A cada uma das crianças de Cascais o Padre Nuno dirigiu um “até já”… um “vemo-nos no Domingo”… num apelo de coração que não deixou ninguém indiferente…

Cascais precisava disto há já muito tempo!...