segunda-feira

José Carlos Santanita Eleito Escanção do Ano





O escanção José Carlos Santanita foi galardoado com o título de "Escanção do Ano" pela Revista de Vinhos e recebeu o respectivo prémio concedido pelo Comendador Rui Nabeiro.

A cerimónia de entrega deste importante galardão, que marca de forma perene o reconhecimento da entrega de José Santanita àquele que é um dos mais importantes sectores empresariais Portugueses, aconteceu na Praça de Touros do Campo Pequeno, durante um jantar que reuniu cerca de 900 pessoas.

José Carlos Santanita está desde tenra idade no mundo da hotelaria e da restauração. Começou chefe de sala em várias unidades hoteleiras e restaurantes de grande qualidade no Alentejo e, mais tarde, tornou-se no primeiro escanção da Herdade do Esporão (Reguengos de Monsaraz), local onde também deu formação à equipa de Enoturismo.

José Santanita é bem conhecido pelo seu dom da palavra e pela enorme capacidade em transmitir conhecimento. Consegue entusiasmar plateias com o seu discurso e com os seus ensinamentos, que têm sempre como objectivo último permitir que cada um retire o máximo de prazer de um copo de vinho...

Actualmente e com o apoio de Sílvia Cardoso, José Santanita dá forma a um projecto aromático e saboroso na Adega das Mouras, em Arraiolos. A Wine Academy Portugal, empresa que tem a Educação Vínica como instrumento principal, dedica-se à promoção Nacional e internacional dos melhores vinhos Portugueses.

Este galardão, que se afigura de extraordinária importância por reconhecer o esforço, a dedicação e a qualidade que José Carlos Santanita empresta ao seu trabalho, é também um marco no reconhecimento da enologia e da gastronomia como instrumentos de suporte à requalificação do Turismo de Portugal, na senda da criação de uma oferta que conjugue os aromas, os sabores e as cores que dão forma à eno-gastronomia com tudo o mais que o nosso País tem para oferecer.

Os nossos sinceros parabéns ao José Carlos Santanita!