segunda-feira

TOW (Travel Our Way) Comemorou James Bond no Estoril











por: João Aníbal Jenriques

Com o intuito de comemorar o 100º aniversário do escritor Ian Fleming, mítico autor da personagem intemporal James Bond, e recordando simultaneamente todo o glamour, emoção e aventura que representava o Estoril em meados do Século XX, realizou a TOW – Travel Our Way, em parceria com a Associação Cultural Confluência, Marina de Cascais, Hotel Palácio do Estoril e a Junta de Turismo da Costa do Estoril, um evento comemorativo desta efeméride.

O conteúdo deste dia extraordinário centrou-se na criação de um conjunto de acções encenadas em várias zonas do Estoril, procurando recriar a temática Bond e apelando às emoções e às memórias dos participantes.

Para tornar irrepetível e único este evento, foram convidadas uma série de personalidades Nacionais (Ana Brito e Cunha, Bibá Pita, Jorge Monte Real, Nilton, Lili Caneças, Maria José Pascoal e Luís Represas), oriundas de diversas áreas profissionais e sociais que, sem nada saberem relativamente ao que se ia passar, julgavam vir apoiar uma banal sessão comemorativa composta de uma conferência proferida por um ilustre especialista na presença de Bond no Estoril, e um jantar de encerramento…

O início dos trabalhos, numa conferência que foi precedida por uma abertura efectuada por Duarte Nobre Guedes (Presidente da Junta de Turismo da Costa do Estoril), fez-se com a apresentação da eminente figura. O Professor Doutor José Alexandre Paixão dos Anjos (actor Fábio Neves) proferiu uma surreal e inesperada conferência sobre os principais vícios de Bond no Estoril, e deu o mote para a entrada em cena de uma equipa de espiões Nazis apoiados num grupo da Máfia Napolitana, que invadiu a sala e sequestrou os participantes, levando-os num emocionante e “perigosíssimo” percurso que passou por vários locais em torno do Estoril e Cascais.

No final desse percurso, já na Casa de São Bernardo, na Marina de Cascais, os convidados foram levados para uma máquina do tempo, que lhes permitiu conhecer os Estoris de meados do Século XX, ao mesmo tempo que relembraram o saudoso Pedro Falcão (D. Simão Aranha), ilustre cascalense que escreveu as mais emotivas e sentidas memórias de Cascais.

Desse quadro idílico, no qual Lili Caneças acabou por contracenar com o actor João Quiaios (Pedro Falcão), os participantes foram contra-raptados por um grupo de espias Aliadas, que os levaram num passeio de barco pela Baía de Cascais, vendo de forma atenta a beleza quase indescritível que caracteriza a região…

No final do dia, já no Hotel Palácio do Estoril um magnífico jantar de época, com a presença do próprio James Bond (actor Ricardo Carriço) que chegou de Aston Martin encarnado e acompanhado de uma espampanante Bond Girl (actriz Catarina Anacleto).

Foi, por todos os motivos, um evento único e irrepetível, envolvido por num conjunto de situações inesperadas e surreais que perdurarão na memória de todos os participantes, sublinhando a mensagem de que a Costa do Estoril é, ainda hoje, um local mítico onde as emoções imperam.

Numa época em que o poder político procura destruir a marca ‘Estoril’, uma das mais antigas marcas turísticas de Portugal e aquela que cresceu de forma mais consolidada ao longo da última década, o Estoril vem demonstrar que é intemporal e mágico…

No jantar de encerramento, naquele que foi, também, o último grande evento protagonizado pela já extinta Junta de Turismo da Costa do Estoril, foi bem visível o total contra-senso que caracteriza a decisão política de fazer desaparecer esta região.

O Estoril, criado no início do Século XX por Fausto de Figueiredo, é muito mais do que o conjunto urbano de primeira qualidade, as praias magníficas, uma paisagem extraordinária e um clima irrepetível. O Estoril é, como bem o sabem todos aqueles que participaram nesta acção, um estado de Alma que perdura (intocável) no coração de todos aqueles que o conhecem bem.

No Estoril tudo é possível. Do Estoril tudo se pode esperar!

Mesmo porque a Fénix, que renasce das cinzas, é desde o início o símbolo vivo da localidade…