quinta-feira

Cascais Natura e o Projecto Oxigénio


por João Aníbal Henriques

Numa iniciativa inédita no Concelho de Cascais, a empresa municipal Cascais Natura plantou no passado fim-de-semana cerca de 6000 novas árvores na área do Parque Natural Sintra Cascais, na zona a nascente do Zambujeiro.

Com uma organização bem conseguida, e um sistema de apoio onde a simpatia imperava, empresas e famílias de Cascais foram convidadas a associar-se à iniciativa, assumindo a tarefa de transportar consigo um conjunto de árvores, material de jardinagem e algumas garrafas de água e de plantar, em talhões previamente definidos, os vários milhares de pinheiros e carvalhos, dando corpo ao projecto “Oxigénio” que a Autarquia e a referida EM procuram implantar.

Com o objectivo meritório de associar a plantação de uma nova árvore a cada criança cascalense nascida nos últimos anos, e apelando ao apoio popular, é de realçar a grande participação de munícipes ao longo de todo o fim-de-semana. Enchendo de cor um espaço onde o abandono e a ruína proliferava há vários anos, foi visível a forma empenhada como um vastíssimo número de adultos, jovens e crianças de Cascais se dedicaram à plantação dos novos espécimes.

O projecto Oxigénio tem como objectivo promover a conservação da Natureza e da Biodiversidade em Cascais através da plantação de árvores e de acções de manutenção dos terrenos. Para além das óbvias consequências ambientais que tal acção terá no restabelecimento da biodiversidade dentro do Parque Natural Sintra Cascais, e da recriação dos equilíbrios ecológicos que suportam a qualidade de vida neste Concelho, a iniciativa teve efeitos avassaladores em termos da muito diminuída Identidade Municipal.

Todas as crianças que participaram nesta acção, muitas delas acedendo pela primeira vez a uma das muitas zonas deslumbrantes da mancha verde cascalense, criaram com os espécimes plantados, com a floresta que desse acto vai derivar e com a própria paisagem do Concelho, uma relação forte e indestrutível que alterará por completo a forma como crescerão e se relacionarão com Cascais.